O governo do estado de Santa Catarina irá antecipar recursos financeiros para que o setor de oncologia do Hospital e Maternidade Sagrada Família possa iniciar suas atividades. O compromisso foi assumido pelo secretário estadual da saúde, Vicente Caropreso, em visita à instituição nesta sexta-feira em São Bento do Sul.
Para dar andamento ao processo de credenciamento, o governo do Estado se comprometeu a encaminhar ao Ministério da Saúde a documentação necessária em 15 dias. Após receber o fluxo documental, o órgão do governo federal deverá fazer uma auditoria no Sagrada Família para vistoriar as instalações físicas e a estrutura disponível para a realização do tratamento a pacientes com câncer.
Após essa etapa, o hospital terá a habilitação para o funcionamento da oncologia e receberá recursos federais via Sistema Único de Saúde. Como esse processo leva em média seis meses, o secretário se comprometeu a custear o tratamento dos pacientes com recursos da secretaria estadual da saúde durante esse período.
Com essa definição, o setor poderá começar suas operações antecipadamente. “Nossa estrutura física está pronta e os médicos que irão atuar na oncologia já integram a estrutura do hospital. Estamos preparados para atender os pacientes logo que pudermos”, informa o diretor do Sagrada Família, Renato Figueiredo.
O secretário Vicente Caropreso destacou, em sua visita, que a conduta profissional da gestão do hospital está garantindo que São Bento do Sul amplie suas especialidades médicas e passe a realizar o tratamento contra o câncer, sem a necessidade dos pacientes se deslocarem a outras cidades.
Voltar