Facebook Impulso Comunicação
    
Instagram Impulso Comunicação
 

IMERSÃO DA ACADEMIA FIESC CRIA OPORTUNIDADES AOS MOVELEIROS



Quinta, 23 de outubro de 2025 17:48

Diante dos desafios de competitividade global enfrentados pelo setor moveleiro, acentuados pelas recentes barreiras comerciais, está sendo realizada no polo de São Bento do Sul a primeira imersão da Academia FIESC de Negócios. A proposta é transformar o impacto econômico em oportunidade: criar novos produtos, abrir mercados e reposicionar o setor catarinense no cenário global.
Nos dias 21 e 22 de outubro, na sede do Sindusmobil – Sindicato das Indústrias Moveleiras, 10 indústrias de São Bento do Sul, Campo Alegre e Rio Negrinho receberam informações estratégicas para um reposicionamento de mercado, com inovação e diversificação de porflólio. “É uma oportunidade ímpar de repensar os negócios, melhorar o posicionamento e buscar uma nova perspectiva sobre o desenvolvimento”, disse na abertura o vice-presidente da FIESC para o Planalto Norte, Arnaldo Huebl.
Nesse encontro de dois dias, o designer Célio Teodorico, da Studio 566 Design e curador da imersão, comandou uma jornada de conhecimento, abordando design e valor de marca e produto. Técnicos do Observatório FIESC também compartilharam informações sobre o panorama do mercado mundial.
Para o diretor da Móveis Paulo, de São Bento do Sul, é preciso oferecer produtos diferenciados para avançar no mercado. “Acreditamos que podemos exportar o design brasileiro, adequado ao país que se pretende atender. Com esse projeto, estamos abrindo horizontes para entrar em novos nichos de mercado”, avalia Djoni Kurowsky.
O design é o eixo central da estratégia porque tornou-se uma das principais vantagens competitivas da indústria. De acordo com a ApexBrasil, empresas que investem em design aumentam em até 25% o valor percebido de seus produtos e ampliam em média 20% as exportações.
“Essa imersão está sendo essencial para instrumentalizarmos de forma mais assertiva a criação de produtos com design agregado, buscando atender os mercados interno e externo”, diz Leila Tenfen Vantowsky, diretora da Móveis Caftor de Rio Negrinho. A diretora da Gromóveis, de Campo Alegre, que está desenvolvendo a sua plataforma de e-commerce, concorda: O projeto está contribuindo para adequarmos nossos produtos à exportação e também para aumentar nossa fatia no mercado brasileiro”, diz Celiane Grossl Minikovski.

ACADEMIA FIESC DE NEGÓCIOS
A imersão da Academia FIESC de Negócios inclui uma estratégia comercial ampla. Antes do encontro dessa semana, já houve o mapeamento individual sobre a realidade e os desafios de cada empresa participante.
O próximo passo será visita presencial em cada indústria, com a meta de desenvolvimento o briefing de criação de novos produtos ou redesenhos. O programa inclui a criação de três projetos por empresa, alinhados ao mercado e ao horizonte projetado, com design e maquetes físicas. Além disso, haverá diagnóstico estratégico individual, estudo de novos mercados e apoio técnico e de mercado.
Estão participando da imersão as empresas Ativa Indústria de Móveis, Inter Link do Brasil, Móveis Grossl, Móveis Paulo, Móveis Serraltense e Móveis Weihermann de São Bento do Sul; Gromóveis de Campo Alegre; Herli Móveis, Móveis Caftor e Móveis Quater de Rio Negrinho.


Voltar Voltar
 


CONTATO

(47) 3634-0609
Rua Paulo Parucker, 226i - Centro
Caixa postal 51 - CEP: 89280-393
São Bento do Sul - SC



Aceito receber informativos da Impulso Comunicação


























Facebook Impulso Comunicação    Instagram Impulso Comunicação