Santa Catarina passará a contar com o Fórum Catarinense de Indicações Geográficas (IGs), uma iniciativa inédita voltada para fortalecer, valorizar e integrar os produtos locais reconhecidos por sua origem e qualidade. O lançamento oficial será no dia 10 de dezembro, na sede do Sebrae SC, em Florianópolis.
O projeto do Móvel de Madeira Maciça da Região de São Bento do Sul, lançado recentemente pelo Sindusmobil, é uma das nove IGs em processo de construção no Estado com o suporte do Sebrae SC. Atualmente Santa Catarina possui nove IGs já registradas, todas elas do segmento de bebidas e produtos alimentícios.
No caso dos móveis de madeira maciça, o reconhecimento oficial tem relevância porque protege e valoriza as características que destacam a produção histórica da região. É ainda uma forma de agregar valor a esse diferencial, trazendo visibilidade e fortalecendo a sua competividade nacional e internacional.
A criação do Fórum é resultado de uma articulação entre o Sebrae SC, a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, a Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina e o próprio Fórum Catarinense de Indicações Geográficas.