Facebook Impulso Comunicação
    
Instagram Impulso Comunicação
 

PROGRAMA ATENDE 6 MIL CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ESTADO EM 10 ANOS DE ATIVIDADES



Sexta, 04 de agosto de 2023 13:46

O programa Novos Caminhos, que busca preparar a vida futura das crianças e adolescentes que são acolhidos em abrigos sob a proteção do Estado, está completando 10 anos de existência em Santa Catarina. Nesse período, o atendimento já alcançou 5.930 pessoas. No Planalto Norte, desde que foi implantando em 2016, o projeto atendeu 297 crianças e adolescentes.
Para marcar a data, na manhã de 1º de agosto foi realizado em São Bento do Sul um encontro entre empresários e representantes de entidades parceiras do Novos Caminhos, que foi idealizado pela FIESC – Federação das Indústrias. Além de mostrar os resultados do programa, o objetivo era sensibilizar a iniciativa privada da importância de se criar oportunidades de trabalho para os adolescentes, que ao completarem 18 anos precisam deixar os abrigos.
“O apoio das empresas na abertura de vagas para os adolescentes é o suporte necessário para que eles possam conquistar uma vida autônoma independente, saudável e segura”, destacou Arnaldo Huebl, vice-presidente da FIESC. A juíza da vara da infância e juventude da comarca, por sua vez, lembrou que são crianças e adolescentes que passaram por situações de risco e agora vivem sob a proteção do Estado. “Como sociedade, precisamos ajudar a garantir o futuro e a liberdade de escolhas em suas vidas”, disse Liliane Midori Yshiba Michels.
O programa Novos Caminhos atua em três frentes para preparar os adolescentes: educação básica e profissional, empregabilidade e vida saudável, que inclui ações na área da saúde, esporte e cultura. Os participantes, através de parcerias com entidades de ensino, realizam cursos profissionalizantes e recebem orientações comportamentais.

300 ATENDIMENTOS NA REGIÃO

Desde o início do programa no Planalto Norte, 13 adolescentes participaram de estágios, 36 em programas de aprendizagem e 57 foram contratados, através de 42 empresas parceiras. Atualmente nas cidades da região há 23 crianças (de 6 a 13 anos) e 43 adolescentes (de 14 a 18 anos) em acolhimento, além de 3 adolescentes com deficiência. Desses, 11 estão no mercado de trabalho, sendo 10 como menores aprendizes e 1 como efetivo, em 8 empresas parceiras do programa. Há 10 currículos de participantes do Novos Caminhos disponíveis para serem avaliados pelas empresas, sejam da indústria, comércio ou serviços.
O projeto, de 2013 a 2023, vem conseguindo construir um futuro aos 5.930 crianças e adolescentes atendidos em Santa Catarina. Nesses 10 anos, alcançou 13.253 matrículas em educação básica e profissional, 2.859 matrículas em cursos de parceria e 2.141 inserções em atividades de vida saudável. Conseguiu encaminhar 1.156 adolescentes ao mercado de trabalho.
Os desafios, no entanto, permanecem. Neste ano, há 1.086 crianças e adolescentes acolhidos no Estado. Desse total, 394 estão matriculados na educação básica e profissional, 220 em cursos de parceria e 348 inseridos em atividades de vida saudável. Dos 486 adolescentes que integram o projeto, 179 estão com atividade profissional ativa.

COMO PARTICIPAR

As empresas, prestadoras de serviços, entidades e até instituições públicas podem ser parcerias do Novos Caminhos através da oferta de vagas em estágio, menor aprendiz e efetivação do emprego. Também podem apadrinhar crianças e adolescentes para sua formação profissional ou oferecer trabalhos voluntários nas áreas da saúde e esporte.
Através do programa Eu Voluntário, ainda é possível contribuir com as campanhas e serviços oferecidos às crianças e adolescentes acolhidos nos abrigos. Para obter mais informações, basta procurar Ivana Weihermann, interlocutora de Responsabilidade Social da FIESC - Regional Planalto Norte, que desenvolve o programa junto com o Tribunal de Justiça e demais entidades parceiras, através do fone 3631-1719.


Voltar Voltar
 


CONTATO

(47) 3634-0609
Rua Paulo Parucker, 226i - Centro
Caixa postal 51 - CEP: 89280-393
São Bento do Sul - SC



Aceito receber informativos da Impulso Comunicação


























Facebook Impulso Comunicação    Instagram Impulso Comunicação