Com 90 anos de história, a Condor se tornou a maior empresa de escovas da América Latina e referência no setor de utensílios e acessórios para cuidados pessoais e do lar. O segredo? Uma gestão sempre à frente do seu tempo, pautada pela inovação.
Em 2022, por exemplo, a inovação levou à digitalização de processos do setor de Gestão de Pessoas, com benefícios para os atuais e futuros colaboradores Condor. São iniciativas como o RH Digital, o programa Nosso Ninho e a rede social Voa Lá, além da modernização do sistema de entrega de EPIs, a partir da adoção de um software próprio desenvolvido por uma startup de São Bento do Sul.
O RH Digital trouxe mais agilidade para os processos de seleção, recrutamento, admissão e desligamento, com zero uso de papel e mais conforto para colaboradores e candidatos, que não precisam mais entregar documentos e currículos pessoalmente. “Começamos o projeto do zero, analisando desde questões jurídicas até a implantação do sistema. Trabalhamos com pessoas de diversas áreas e esse trabalho em equipe nos trouxe aprendizado e oportunidade de desenvolvimento”, destacou Harnon Kelczeski, Analista de RH e líder do projeto.
Com o programa Nosso Ninho, foi transformada a integração dos novos colaboradores – processo em que eles aprendem sobre a empresa e a função que vão desempenhar no novo cargo – em uma experiência interativa, leve e divertida. “Ser líder desse projeto foi muito especial para mim, porque veio ao encontro do desejo que eu tinha de ter uma recepção significativa, mostrando que a Condor é realmente uma família e queremos proporcionar a melhor experiência possível para o novo colaborador. Além disso, a equipe toda estava muito engajada desde o início, não medindo esforços para fazer acontecer”, falou Denise Baum, Analista de RH e líder do programa.
Com a Voa Lá, a rede social corporativa, é proporcionado um espaço exclusivo, semelhante ao Facebook, onde os colaboradores interagem entre si e ficam por dentro de tudo que acontece na empresa, tanto pelo celular quanto pelo computador. Sem falar que todos os serviços de RH estão hoje disponíveis na palma da mão do colaborador, trazendo facilidades e agilidade.
Em 2022, também no setor de Gestão de Pessoas, foi adotado o Método Ágil, um modelo que estimula que os colaboradores a trabalhar com a inovação de forma aberta, buscando no mercado soluções inovadoras para os desafios. Um projeto que merece destaque, dentro desse conceito, é a Gestão de EPIs, em que uma startup de São Bento do Sul desenvolveu um sistema para a entrega e distribuição de Equipamentos de Proteção Individual, o que tornou o processo mais dinâmico e assertivo. “Quando recebi a proposta de liderar essa iniciativa, me senti desafiada. Mas, com certeza, me fez ver que para liderar é preciso ter resiliência, paciência e persistência. Acredito que essa metodologia é válida para toda a empresa, pois dá autonomia e gera crescimento profissional e pessoal”, analisa Maria Lusia Wischral da Silva, Técnica de Segurança do Trabalho e líder do projeto.
Falando em soluções e desafios, pode-se antecipar dois novos projetos para 2023, que são os programas de Gestão de Talentos e de Qualidade de Vida no Trabalho. Eles são provas de que a Condor está sempre atenta, pronta para inovar e ir cada vez mais longe.
Voltar