Facebook Impulso Comunicação
    
Instagram Impulso Comunicação
 

EXPORTAÇÃO DE MADEIRA TRAZ DESEQUILÍBRIO AO MERCADO



Terça, 27 de abril de 2021 09:35

O significativo crescimento das exportações brasileiras de madeira, seja em toras ou painéis, tem trazido angústia ao setor moveleiro nacional e, de forma especial no polo de São Bento do Sul, que é o maior produtor de móveis de madeira maciça. As vendas internacionais cada vez mais expressivas têm provocado desequilíbrio no abastecimento e aumento descontrolado das matérias-primas.
Nos últimos dez anos, houve uma elevação exponencial de 9.500% na exportação de madeira bruta, segundo a plataforma Comex Stat do Ministério da Economia. No ano passado, até o mês de outubro, haviam sido embarcadas 977 mil toneladas da madeira bruta. No mesmo período de 2010, foram apenas pouco mais de 10 mil toneladas.
Em 2020, o volume exportado de compensados de pinus alcançou 2,5 milhões de metros cúbicos, que significa um aumento de 20% em relação ao embarcado no ano anterior. Já a madeira serrada de pinus chegou a 3 milhões de metros cúbicos exportados no ano passado, segundo levantamento da Abimci – Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente.
Santa Catarina exportou, no ano passado, mais de US$ 900 milhões em madeira. As vendas internacionais de móveis, por sua vez, foram de US$ 276 milhões. A exportação de madeira in natura, em especial, vem causando uma perda irreparável de valor agregado. Além de comprometer uma das grandes riquezas do país, pode desestabilizar a indústria nacional e provocar o desequilíbrio econômico e social. O Sindusmobil tem solicitado à Abimóvel, interlocutora oficial do setor moveleiro junto ao governo federal, que reivindique a criação de barreiras para a exportação de madeira in natura, em defesa da economia brasileira.

 


Voltar Voltar
 


CONTATO

(47) 3634-0609
Rua Paulo Parucker, 226i - Centro
Caixa postal 51 - CEP: 89280-393
São Bento do Sul - SC



Aceito receber informativos da Impulso Comunicação


























Facebook Impulso Comunicação    Instagram Impulso Comunicação