A Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento foi uma das vencedoras do Prêmio de Reconhecimento por Trajetória Cultural Aldir Blanc SC, realizado pela Fundação Catarinense de Cultura. O clube foi contemplado com R$ 60 mil na categoria popular, tradicional e alimentar. A iniciativa busca reconhecer contribuições significativas ao desenvolvimento artístico e cultural de Santa Catarina.
O projeto apresentado pela Sociedade Ginástica destacou a sua história de 95 anos de incentivo, preservação e valorização cultural. Ao longo dos anos, paralelamente à criação de uma ampla e moderna estrutura social e esportiva, o clube promoveu a formação de grupos musicais, corais, orquestras, grupos teatrais e de danças populares e folclóricas germânicas.
Por várias décadas, a Sociedade Ginástica se transformou no principal palco cultural de São Bento do Sul. Uma característica que se mantém viva, pois sua estrutura é permanentemente utilizada para apresentações de orquestras, grupos musicais, grupos de dança, teatros, shows e palestras.
Também ganharam evidência no projeto cultural a realização da Schlachtfest, que já alcançou 37 edições e tem sido essencial na preservação e divulgação da cultura germânica, e mais recentemente do Ginástico Bierfestival, que vem contribuindo com o resgate da tradição cervejeira de São Bento do Sul.
Para o presidente da Sociedade Ginástica, a premiação é um reconhecimento por uma rica história de realizações artísticas e culturais. “O clube se tornou referência estadual no apoio ao desenvolvimento da cultura e à preservação de características que mantêm viva a memória e o respeito à colonização da nossa cidade. Os recursos do projeto serão utilizados para continuarmos investindo na valorização cultural da nossa sociedade”, destaca Nelson Kanzler.
Voltar