Adolescentes da região que são atendidos pelos programas de acolhimento de Santa Catarina tiveram, na tarde do dia 19 de novembro, sua formatura no Programa Novos Caminhos. O projeto objetiva qualificar e profissionalizar os adolescentes, visando sua preparação para a vida autônoma. Foram dez os formandos neste ano, sendo cinco de São Bento do Sul, dois de Rio Negrinho, dois de Campo Alegre e um de Mafra.
Desde o mês de abril os adolescentes participaram de diversos cursos de educação profissional, programas, projetos e atividades complementares, que os qualificaram para o mercado de trabalho. A formação profissional é oferecida pelas entidades da Fiesc (Sesi, Senai e IEL) e da Fecomércio (Senac), além de parceria com a Júnior Achievement.
O formando Matheus, de 16 anos, avalia que o programa foi muito positivo para formar seu comportamento para o trabalho. “Ganhamos mais confiança para seguir nossa vida”, disse. Nicole, também de 16 anos, destaca o aprendizado recebido para fazer entrevistas de emprego. “Dá mais segurança porque aprendemos a nos comportar e agir corretamente”, complementa Andréia, de 17 anos.
Na cerimônia de formatura, o vice-presidente da Fiesc para o Planalto Norte orientou os adolescentes a nunca deixarem os estudos. “O mundo moderno exige instrução e preparação”, ressaltou Arnaldo Hüebl. A juíza de Direito do Fórum da Comarca de Rio Negrinho lembrou que o esforço dever ser permanente para se vencer na vida. “O empenho deve ser renovado a cada novo desafio”, disse Fabrícia Alcântara Mondin.
Atualmente o programa Novos Caminhos atende 303 adolescentes em todo o Estado. Desses, 265 estarão se formando até o final do ano. Desde que foi implantado, em 2013, 1.100 adolescentes já se formaram. O projeto é uma iniciativa da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (CEIJ/TJSC), junto à Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC), Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (FECOMERCIO) e Fundação ESAG.
Voltar