Facebook Impulso Comunicação
    
Instagram Impulso Comunicação
 

MOVIMENTO DA FIESC ELEVA ESCOLARIDADE DOS TRABALHADORES



Quarta, 07 de novembro de 2018 09:24

Santa Catarina desenvolve, há seis anos, um programa educacional que vem servindo de referência para o Brasil. O Movimento Santa Catarina pela Educação, idealizado pela Fiesc - Federação das Indústrias de Santa Catarina, realiza ações para elevar o grau de escolaridade dos trabalhadores da indústria e a qualidade do ensino público no Estado.

Antes do lançamento do projeto, em 2012, 39% dos trabalhadores da indústria estavam sem escolaridade básica completa. No Planalto Norte, das 67.043 pessoas empregadas, 26.180 estavam nessa situação. Os mais recentes dados oficiais disponíveis, de 2016, mostram que o índice caiu para 34%. Do total de 63.608 trabalhadores na região, 21.589 estão sem escolaridade básica completa. Nesse período, mais de 4.500 trabalhadores passaram pelos bancos escolares.

O índice de trabalhadores com educação básica completa é de 66% nas indústrias que integram a vice-presidência Planalto Norte da Fiesc. A região é composta pelas cidades de São Bento do Sul, Campo Alegre, Rio Negrinho, Mafra, Papanduva, Itaiópolis e Monte Castelo. No Estado, o índice é de 70%. O objetivo do Movimento é que, até 2024, todos os trabalhadores estejam com escolaridade completa.

O avanço é significativo, segundo o presidente da Câmara Movimento Santa Catarina pela Educação Regional Planalto Norte e vice-presidente da Fiesc. “Estamos trabalhando para colocar Santa Catarina num patamar internacional de educação. Com maior qualificação, ganham os trabalhadores que passam ser mais valorizados no mercado. As empresas, por sua vez, se tornam mais produtivas, inovadoras e competitivas”, destaca Arnaldo Huebl.

Para assegurar a estrutura necessária à educação, a Fiesc envolve suas instituições para desenvolver programas voltados ao atendimento das necessidades da indústria. O Sesi oferece gratuitamente os cursos de educação básica para jovens e adultos. Para o ensino médio profissionalizante, há parceria com o Senai.

Atualmente 653 alunos participam das aulas em São Bento do Sul, Rio Negrinho e Mafra. A maioria possui entre 24 e 36 anos de idade e frequenta o ensino médio. “Com apoio e incentivo das empresas, os trabalhadores estão se tornando mais conscientes de que a educação é realmente necessária para crescer profissionalmente e evoluir como cidadão”, comemora Adriana Maria Buttechewitz Wiatek, coordenadora do programa no Planalto Norte.

 

Prêmio reconhece iniciativa das empresas

 

Para reconhecer os setores econômicos por suas práticas educacionais a favor do estágio, da elevação da escolaridade e da qualificação profissional de seus trabalhadores, o Movimento criou o Prêmio Santa Catarina pela Educação. Desde 2014, a iniciativa vem dando visibilidade a empresas que tem se tornado referência no incentivo educacional de seus trabalhadores e também da comunidade.

Na edição de 2018, 112 empresas catarinenses participaram com 125 práticas inscritas. Do Planalto Norte, foram finalistas as empresas WBT Internet, Inter Link do Brasil e o Viveiro Florestal Duffatto. Esta última empresa foi vencedora na categoria Programa de Educação Corporativa no porte de micro e pequena empresa. A Duffatto já havia sido premiada na edição de 2016. Além de receber a premiação em solenidade realizada na sede da Fiesc, em Florianópolis, os vencedores têm seu case publicado no livro Educação: boas práticas nas empresas catarinenses.

A Duffato Viveiro Florestal, com sede em Monte Castelo, desenvolve cursos para o desenvolvimento profissional de 100% de seus funcionários. As ações educacionais também envolvem a comunidade. A prática foi implantada em 2005 e já atendeu mais de 20 instituições de ensino e 1,5 mil estudantes. Objetivo é disseminar conhecimento sobre a preservação ambiental por meio de aulas práticas no viveiro florestal.

Como o Prêmio Santa Catarina pela Educação se alterna entre o reconhecimento às indústrias e às escolas, a próxima edição que irá reconhecer as práticas das empresas acontecerá em 2020. Poderão participar empresas de qualquer porte e ramo de atividade, sindicatos e federações empresariais. “É importante que as ações sejam colocadas em prática com antecedência, pois a premiação reconhece os resultados já alcançados”, informa Adriana Wiatek. A equipe da Fiesc que coordena o Movimento Santa Catarina pela Educação está à disposição de quem deseja informações detalhadas sobre o projeto e a forma de participação.


Voltar Voltar
 


CONTATO

(47) 3634-0609
Rua Paulo Parucker, 226i - Centro
Caixa postal 51 - CEP: 89280-393
São Bento do Sul - SC



Aceito receber informativos da Impulso Comunicação


























Facebook Impulso Comunicação    Instagram Impulso Comunicação