Idosos e pessoas com deficiência passam a embarcar pela porta
da frente, com apresentação da carteirinha de identificação
O acesso ao transporte coletivo, por pessoas que possuem o benefício da gratuidade, está mudando a partir de 1º de julho. A entrada nos ônibus, atualmente pela porta traseira, agora passa a ser feita pela porta da frente dos veículos. A medida beneficia idosos e portadores de necessidades especiais. Somente cadeirantes continuam embarcando pela porta de trás devido às condições técnicas do ônibus.
A mudança foi definida em conjunto com a Coletivos Rainha e o Comde – Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Para a presidente do Comde, a entrada pela frente facilita inclusive a comunicação da pessoa com o motorista e ainda ajuda na fiscalização para não ocorrer o uso indevido da carteirinha de acesso. “A medida traz mais facilidades e também dignidade, pois todos passam a ser tratados igualmente”, destaca Sirlene Rocha.
Para o diretor de operações da Coletivos Rainha, a mudança traz benefícios aos usuários que precisam de atenção especial. “O novo acesso melhora a visualização do motorista das pessoas que entram no ônibus, oferecendo maior segurança aos passageiros, e maior valorização dos cidadãos. Essa iniciativa integra as ações que buscamos para melhorar o serviço permanentemente”, informa Flávio Lima.
Independente da mudança do acesso, continua sendo necessária a apresentação da carteirinha ou documento de identificação ao motorista ou agente, no caso dos terminais de ônibus. Essa medida é necessária para identificar as pessoas que têm direito à gratuidade. Igualmente importante é que as pessoas mantenham suas carteirinhas atualizadas para garantir o acesso ao transporte coletivo. Informações adicionais podem ser obtidas diretamente na Coletivos Rainha pelo fone 3631-4401.
Voltar