A habilitação da Oncologia ao Hospital e Maternidade Sagrada Família foi oficializada na manhã de quinta-feira, em Brasília, no Ministério da Saúde. Na audiência, o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, assinou a portaria que instala uma Unacon – Unidade de Alta Complexidade em Oncologia na instituição, direcionada ao diagnóstico, tratamentos e cirurgias oncológicas em pacientes adultos.
Participaram da cerimônia o diretor executivo corporativo do Sagrada Família, Fernando Castanheira, o prefeito municipal Magno Bollmann e o secretário municipal de saúde Manoel Del Olmo. A habilitação passa a valer a partir da publicação da portaria no Diário Oficial da União, o que deve acontecer neste dia 11 de maio, segundo o próprio Ministério da Saúde.
Para o superintendente do Hospital, a implantação da Unacon é um passo significativo para o oferecimento de especialidades mais complexas pela instituição. “A habilitação assegura o repasse dos recursos necessários para o funcionamento das atividades, tornando o Hospital em referência regional no diagnóstico e tratamento oncológico”, informa Renato Figueiredo.
O Sagrada Família vem realizando o serviço oncológico desde o dia 5 de fevereiro. Desde então, 37 pacientes de São Bento do Sul estão em atendimento. Dessas pessoas, duas iniciaram o processo de quimioterapia e outras 11 estão com cirurgias oncológicas agendadas a serem feitas no Hospital.
A Unacon de São Bento do Sul será referência para uma população de 230 mil pessoas, de sete municípios. Também serão atendidos pacientes de Campo Alegre, Rio Negrinho, Mafra, Itaiópolis, Papanduva e Monte Castelo. A habilitação será para diagnóstico, tratamentos quimioterápicos e cirurgias oncológicas adultas.
Voltar